SOBREPOSIÇÃO DE SÍNDROMES

 

   A maioria dos pacientes com fibromialgia e/ ou síndrome da fadiga crônica apresentam várias outras síndromes sobrepostas. A SFM  e a SFC são parte de um espectro maior de condições, que seria chamado de Síndrome Disfuncional.

   A ligação entre essas síndromes é a disfunção do sistema neuroendócrino-imunológico. Essas anormalidades incluem a deficiência de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina, dopamina, histamina, beta-endorfina e GABA entre outros, o aumento da substância P, perturbações na função autônoma e disfunção do sistema de resposta ao estresse.

   Todas essas síndromes são mais comuns em mulheres, como na maioria das doenças reumáticas, influenciadas pelos hormônios femininos.

   Todas são debilitantes, têm momentos de melhora e as crises podem ser induzidas pelo estresse.

   É importante ter claro essa sobreposição, para se evitar diagnóstico parcial. Você deve fornecer ao seu médico informações detalhadas de todos seus sintomas,  para que ele possa identificar todas as síndromes relacionadas e determinar as estratégias apropriadas do tratamento.

   SDM - Síndrome da Dor Miofascial: É uma  síndrome neuromuscular que se caracteriza pela presença de dor localizada, ou seja, acomete apenas um membro ou uma parte do corpo. Está sempre associada à presença de Pontos de Gatilho. Esses pontos são regiões do corpo que quando estimuladas pela palpação ou pelo movimento causam dor no local ou em outros locais. 

   Leia mais ...  

 

   SCI - Síndrome do Cólon Irritável: É uma disfunção complexa do intestino grosso que envolve a hipersensibilidade à dor, combinado com hábitos alterados do intestino. Os principais sintomas são: diarréia, constipação ou ambos, dor abdominal, flatulência, distensão abdominal, falta de apetite, náuseas e vômitos.  

   Leia mais ...  

 

   SBI - Síndrome da Bexiga Irritável: Ou Síndrome Uretral Feminina. É uma contração repentina da bexiga que provoca a necessidade urgente de urinar, a freqüência urinária e desconforto ou dor na bexiga.

   Leia mais ...  

 

   SPI - Síndrome das Pernas Inquietas e

          MPP - Movimento Periódico das Pernas:  São também chamadas de Mioclonia Noturna, pois ocorrem principalmente ao deitar ou durante o sono. São disfunções distintas, mas que ocorrem freqüentemente de forma simultânea. Na SPI o sintoma principal é o impulso irresistível de mexer os pés quando estamos em repouso. O MPP, ao contrário, são espasmos involuntários nos músculos dos pés e dos braços durante o sono.

   Leia mais ...  

 

   DTM - DISFUÇÃO TEMPOROMANDIBILAR:  Caracteriza-se por dor nos músculos mastigatórios, limitação de movimento ou travamento da mandíbula, dor irradiada para face, pescoço ou ombros, estalos dolorosos na junção do maxilar ao abrir ou ao fechar a boca, dor de cabeça ou dor de ouvido. Tipicamente, os problemas são relacionados aos músculos e aos ligamentos que cercam a junção do maxilar.

   Leia mais ...  

 

   CEFALÉIA TENSIONAL E ENXAQUECA:  Dor na cabeça, atrás dos olhos ou nas têmporas pode acometer qualquer pessoa sem aviso. De fato, as dores de cabeça são ocorrências comuns e podem ser causados por fatiga, fome, doença, estresse, alimentos, luz, som, etc...  A enxaqueca pode ser anunciada por alterações visuais ou aura, zumbidos, tontura e enjôo.

   Leia mais ...  

 

   DISMENORRÉIA:  É o termo médico para a dor durante a menstruação, ou cólica menstrual. Por causa da sensibilidade aumentada à dor, a fibromialgia resulta freqüentemente em dismenorréia para muitas mulheres. Além disso, mulheres com dismenorréia apresentam redução da eficiência do sono e da quantidade de sono REM, durante o período menstrual. Aproximadamente 45% das mulheres com SFM apresentam dismenorréia, contra 12% da mulheres saldáveis. 

 

   SQM - SENSIBILIDADE QUÍMICA MÚLTIPLA: É uma síndrome que causa a hipersensibilidade a determinados produtos químicos, odores, luzes, sons e temperatura. Pessoas com SQM são sensíveis a perfumes, pesticidas, combustíveis, conservantes, medicamentos, tapetes, animais, etc.

   Leia mais ...  

 

                                                                                           TOPO