SÍNDROME DA DOR MIOFASCIAL - SDM

 

  É uma condição dolorosa que afeta a musculatura corporal e se caracteriza por dor localizada; tensão muscular; falta de mobilidade ou rigidez; contração, estalos e fraqueza do músculo afetado.

  É caracterizada pela presença de Pontos de Gatilho ou Trigger Points que quando estimulados por pressão ou movimento provocam dor no músculo afetado ou em outra área do corpo chamada de Ponto de Gatilho Satélite. A dor nesses pontos satélites tendem a desaparecer depois que o estímulo no ponto de origem cessa.

  A SDM acontece por causa de falha mecânica e pode ser causada por mau uso da musculatura, estresse muscular, esforço repetitivo, traumas ou ferimentos, distensões, encurtamento muscular, assimetria ou má postura. 

  Algumas condições clínicas também podem ser responsáveis pelo aparecimento das queixas como: problemas na tireóide, diabetes, doenças reumáticas, anemia, privação crônica do sono, hipoglicemia e distúrbios nutricionais.

  A SDM não é detectada em exames laboratoriais. O diagnóstico é baseado na avaliação da postura, força e alongamento muscular, mas principalmente pelo achado de Pontos de Gatilho.

  O tratamento da SDM envolve medicamentos como antiinflamatório, relaxante muscular e analgésico; intervenção nos pontos de gatilho através de infiltrações, massagens ou acupuntura; e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

  A SDM não depende da idade porém, a probabilidade dos Pontos de Gatilho se tornarem ativos aumenta com ela e com o sedentarismo.

  A SDM não é uma fatal, mas pode causar uma redução significativa na qualidade de vida do paciente e é uma das principais causas de falta no trabalho.

  Curiosamente 70% dos Pontos de Gatilho correspondem aos pontos da acupuntura usados para tratar a dor.

 

FIBROMIALGIA E SDM

 

  A principal diferença entre essas duas síndromes está na distribuição da dor: de forma generalizada na SFM e em lugares bem específicos na SDM.

  Os Pontos Dolorosos da SFM não são desencadeadores de dor nem podem ser tratados como os Pontos de Gatilho da SDM.

  A SDM é uma disfunção neuromuscular e a SFM uma disfunção neuroendócrina.

  Na SDM a dor geralmente tem menor duração e melhor resposta ao tratamento que a SFM.

  Ambos pacientes apresentam distúrbios do sono, mas enquanto que na SFM ele é causado pela disfunção neuroendócrina, na SDM é causado pela dificuldade de dormir com dor.

  A SDM afeta homens e mulheres indistintamente, enquanto que a SFM prevalece em mulheres.

VOLTAR                                                                     TOPO