HIPNÓTICOS

 

Hipnóticos Não Benzodiazepínicos

  Agem nos receptores de GABA do cérebro.

  São indutores de sono sem alterar sua estrutura, possuem ação de curto prazo sendo eliminados do corpo pela manhã e portanto não provocam sonolência no dia seguinte.

  Apesar de não induzir ao vício, não interagir com outros medicamentos e de apresentar poucos efeitos colaterais, essas drogas não devem ser utilizadas mais que três vezes por semana, pois pode acarretar distúrbios na memória.

  São recomendadas na fibromialgia quando os distúrbios do sono não são controlados com o uso de antidepressivos tricíclicos.

  Induzem o sono em até 30 minutos.

Efeitos Colaterais: Náuseas, vertigem, tontura, pesadelos e eventualmente insônia de rebote quando tem o uso interrompido. 

Nomes Comerciais: 

Zolpidem: Stilnox e Lioram.

Zopiclona: Imovane e Neurolil.

Zaleplom: Sonata.

 

Benzodiazepínicos

 

 

    ... Tratamentos Polêmicos ...

 

  São drogas usadas como sedativos/hipnóticos, relaxantes musculares e antiepilépticos, que atuam reduzindo a atividade cerebral e aumentando a quantidade do neurotransmissor GABA.

  É utilizado na fibromialgia para relaxar os músculos, induzir o sono, facilitar o descanso e reduzir a dor e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas.

  Seu uso na fibromialgia é controverso pois esses medicamentos alteram a arquitetura do sono, promovendo aumento do estágio 2 do sono não REM às custas de uma diminuição dos estágios profundos do sono e, se usados de forma contínua, podem agravar a queixa de sono não restaurador. Além disso, podem exacerbar sintomas depressivos e promover dependência. 

  Efeitos Colaterais: Em geral os efeitos adversos são parecidos entre os diversos medicamentos Benzodiazepínicos: Tontura, sonolência, náuseas, vômitos, alteração do desejo sexual, alucinação, ansiedade, boca seca, confusão mental, constipação intestinal, cefaléia, estado de excitação, fadiga, gosto metálico, insônia, etc.

 

 

  Alprazolam: Tranqüilizante indicado no tratamento de estados de ansiedade e para ajudar na indução e na qualidade do sono.

Possibilita de 3 a 5 horas de sono reparador.

Nomes Comerciais: Apraz, Frontal e Tranquinal.

 

 

  Buspirona: É indicado no tratamento de distúrbios de ansiedade e no alívio a curto prazo de seus sintomas. Também ajuda a regular a temperatura corporal. 

Nomes Comerciais: Ansienon, Ansitec, Bromopirim , Brozepax, Buspanil, Buspar.

 

 

  Clonazepam: Tranqüilizante usado para controle da ansiedade, para ajudar a promover o sono, para o  bruxismo e para a Síndrome das Pernas Inquietas e para o Movimento Periódico das Pernas. Também é usado como anticonvulsivante e antiespasmódico.

Nomes Comerciais: Rivotril.

 

 

  Flurazepam: Usado na indução do sono, que começa em 20 minutos.

Nomes Comerciais: Dalmadorm.

 

 

  Lorazepam:: Usado na indução do sono, que começa entre 15 e 45 minutos. 

Nomes Comerciais: Lorium, Lorax, Mesmerin.

 

 

  Midazolam: Usado na indução do sono, que começa em 15 minutos.

Nomes Comerciais: Dormire, Dormium, Dormonid.

 

 

  Outros: Benzodiazepínicos pouco usados na fibromialgia: 

Bromazepam: Brozepax, Lexotam, Nervium, Somalium.

Clobazam: Frizium, Urbanil.

Cloridiazepóxido: Psicosedim.

Cloxazolam: Elum, Olcadil.

Diazepam: Ansilive, Calmociteno, Diazepam, Valium.

VOLTAR                                                                         TOPO